Links Patrocinados e SEO, qual a diferença?

Uma das dúvidas mais frequentes entre os desenvolvedores ou proprietários de Sites/Blogs é a questão de qual destes dois serviços é mais eficiente ou então, qual deve ser contratado. Estas são questões fáceis de serem respondidas. Vamos iniciar explicando a primeira dúvida: “Qual é mais eficiente? Links Patrocinados ou SEO" 

Resposta: Nenhum deles. Ambos são muito efetivos em uma campanha de Marketing Digital, a grande diferença entre eles neste caso é o tempo de resposta/resultados. 

Anúncios em Links Patrocinados costumam dar um resultado mais rápido e imediato, já que o site/página começa a aparecer logo que a campanha é criada. Dependendo do valor pago por clique e do tamanho do investimento, é possível aparecer nas primeiras posições por um longo período de tempo. 

Otimização de Sites, também conhecido como SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de Marketing Digital para longo prazo. A demora em se obter resultado ao adotar esta tática deve-se ao fato de que os mecanismos de pesquisa levam um certo tempo para atualizar seus rankings, e consequentemente, o posicionamento de todos os sites. Sendo assim, qual destes serviços eu devo contratar? 

A curto prazo, deve-se pensar em contratar uma campanha de Links Patrocinados, porém, a longo prazo esta tática pode se tornar muito cara, já que o padrão mais adotado é o PPC (pay-per-click; pagamento por clique). 

Por tal motivo, após determinado período (de acordo com o tamanho da sua capacidade de investimento) começa a ser mais interessante investir na Otimização de Sites, que apesar de ser mais caro no início, torna-se muito barato ao longo do tempo, uma vez que não é mais necessário pagar por cada usuário que acessa seu site, independentemente de ele efetuar a compra ou não. 

Enfim, ao observarmos o mercado vemos que os sites de maior sucesso são os que conseguem aliar as duas estratégias de forma complementar. O tráfego gerado a partir dos links patrocinados contribui para a estratégia de SEO, uma vez que significa relevância para o site, e ao mesmo tempo, o tráfego gerado por um melhor posicionamento na busca orgânica, contribui para o índice de qualidade do site, reduzindo o custo das campanhas de links patrocinados. Desta forma o ideal é ter uma estratégia que contemple tanto o curto como o longo prazo, dividindo o orçamento de forma equilibrada e acima de tudo, ter um bom site com um bom conteúdo, pois independente do tráfego que você consiga gerar, a boa experiência do usuário é o que de fato cinta para o sucesso. 

Fonte: TechTudo

Postar um comentário

[facebook]

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.